Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo.

sábado, 8 de março de 2008

Apostila Decoupage em Madeira

Olá meninas, hoje, finalmente, vim trazer a apostila de decoupage em madeira que montei. Um passo a passo bem explicadinho, com muitas fotos !!! Como aqui onde moro não tenho muita opção de material, comprei o que tinha por aqui, mas vcs podem usar de outras marcas.
1º - Material utilizado
- Peça em MDF
- Base acrílica para artesanato
- Tinta PVA para artesanato em várias cores (acrilex)
- Laca acrílica solúvel em àgua (aquarela)
- Aguarrás mineral (para limpar os pincéis, se quiser)
- Rolinho de pintura
- Pincel com cerdas firmes
- Pincel com cerdas macias
- Cola Branca rótulo azul
- Papel preparado para decoupage (pap "Como imprimir papel para fazer decoupage", clique aqui)
- ou guardanapo próprio para decoupage
- "Pinta bolinhas" para fazer bolinhas, se quiser
2° - Passe uma demão de base acrílica.
3° - Estique com o rolinho, e deixe secar por três horas
4° - Passe uma segunda demão de base acrílica
5° - Estique com o rolinho novamente, e deixe secar por três horas
Eu passo a base acrílica por dentro e por fora da peça, 02 demãos, com intervalos de três horas entre cada etapa.
6º Pinte a peça com a cor da tinta PVA desejada. Se achar necessário, passe uma segunda demão.
7º - Estique com o rolinho, e deixe secar por três horas
8 ° - Por dentro, pinte a peça com a cor da tinta PVA desejada.
9 ° - Estique com o rolinho, e deixe secar por três horas

10° - Depois de seco, faça as bolinhas usando o "pinta bolinhas" e a tinta pva na cor desejada. Acho que fica um charme na peça.
11° - Agora vamos fazer a decoupage na peça. Lembrem-se do material a ser usado:
- peça em mdf
- cola branca rótulo azul
- pincel de cerdas firmes
- figura em papel preparado ou guardanapo
12° - Passe a cola no verso da figura
13° - Posicione na posição sobre a peça e role o cabo do pincel sobre a figura para tirar bolhas de ar. Deixe secar por três horas.
Faça todo o processo com todas as figuras a serem coladas.

14 ° - Para finalizar a peça, use um pincel com as cerdas bem macias e passe uma mão generosa de Laca acrílica. A Laca seca rápido, então procure não passar duas vezes no mesmo lugar que fica colando. Se quiser, pode passar uma 2ª demão.
Peça pronta!!! Esta vai para um conjunto que estou montando. A peça crua você pode encontrar no Canto do Encanto (clique aqui)

- Eu costumo deixar a peça secar, a cada fase, por três horas, mas você pode usar um secador de cabelos para adiantar.
- Pode-se usar a técnica do chuvisco na peça.
Espero que vocês tenham gostado e entendido.
Qualquer dúvida deixem comentários com email para resposta. Assim podemos continuar a aprender juntas...
Confira também as outras apostilas do meu bloguinho:
- Decoupage em Tecido (clique aqui)
- Decoupage em Latinhas (clique aqui)
- Como imprimir papel para decoupage (clique aqui)
- Em breve, técnica do chuvisco para usar nas latas, mdf....

bjokas, Cátia



84 comentários:

  1. Oi Katia, ficou linda sua caixinha!
    Comecei fazer decoupage agora, mas tou perdendo muita figura, pq rasga, principalmente, qd tem muitos detalhes pequenos pra recortar, tipo maos , pés, o galhinho de uma flor.
    E tá ficando a marca do pincel na peça, mas vou continuar insistindo.
    Preciso de umas dicas, meu e-mail...luizete_@hotmail.com
    Vou te adc no orkut...bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Cátia,

    é um prazer enorme conhecer seu blog, td muito lindo e bem explicado.
    Sempre gostei de artesanato mas to aprendendendo agora a arte da decoupagem...
    Tenho "uma" duvida, aquela impressao a laser q usa para decoupagem pode ser usada tb para tecido?
    se puder me ajudar fico muito grata..
    email: daniele@riotracer.com.br
    bjussss

    ResponderExcluir
  3. Oi Táta, vim lhe desejar uma boa noite. Amei os seus PAP, estão super bem explicadinhos, obrigada por compartilhar. Tens um blog maravilhoso sem dúvidas.

    Bjinhos
    Silvana

    ResponderExcluir
  4. Olá Xará!
    Ficou muito bom esse pap, vou indicá-lo também.
    Obrigado por partilhar seus conhecimentos conosco.
    Tenha uma semana proveitosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA!!!
    Passei pra desejar que vc tenha
    uma semana abençoada...

    Bjinhos
    Silvana

    ResponderExcluir
  6. Oi Linda.
    Amei a dica...eu nunca usei a laca acrílica para finalizar a decoupage em mdf, uso o verniz geral ou o verniz brilhante...mas, vou testar com a Laca.Comprei um potinho para fazer as latinhas...rss
    Quando achar um temoinho...ainda continuo achando que meu dia deveria ter 48 horas..rs;
    Bom eu ia perguntar sobre a técnica do chuvisco, mas, como será o próximo assunto, vou ser paciente e esperar.rsss
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. oiiiii... passei pra desejar uma semana MARAVILINDA pra vc!
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Ola!!!!adorei o PAP pois o aguardava anciosa,ficou ótimo....que Deus te Abençoe mais e mais por ter esse lindo coração. BJS.....

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga
    Obrigada por mais essa preciosidade!!
    Bj e boa semana!!
    Nilda

    ResponderExcluir
  10. o seu blog ta 5***** passe pelo meu e deixe seu comentario : http://coisinhasdaticha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro te visitar e ver as novidades, e não se esqueça que:
    Na vida, são necessários momentos difíceis
    para que possamos superá-los e mostrar
    a nós mesmos o que realmente
    somos capazes de fazer.
    Tenha uma semana cheia de Graça, na paz do Senhor!
    Bjs Kátia Moreira

    ResponderExcluir
  12. Olá minha querida, adore estas apostilas de decoupagem,inclusive já fiz a de tecido,pene que as outras são muito caras para mim,pois sou apenas uma simples dona de casa da Zona Leste de São Paulo,mas eu amei tudo
    Lhe desejo uma semana repleta de bençãos e cheia da Presença de Deus.
    Fátima Nelle
    PS.: eu fiz alguns porta absorventes inspirados no seu para presentear no natal;vou postar algumas fotos em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Cátia!
    Adorei suas apostilas.
    Muita bem feita.
    Parabéns pelo seu trabalho de muito bom gosto.
    Tenha uma ótima semana.
    ROSÂNGELA.

    ResponderExcluir
  14. Olá Cátia
    generosa como sempre, ensinou para todo o mundo aprender. Eu nunca tinha tido oportunidade de ver um passo a passo de decoupage, fiquei
    a saber um pouco mais. Qualquer dia aventuro-me nessa arte.
    Beijo grande e uma boa semana.
    Céu

    ResponderExcluir
  15. Oi, amiga!
    Muito bom os seus trabalhos!
    Passei para desejar-lhe muita
    (¨`·.·´¨)
    .`·.¸(¨`·.·´¨)
    .... ×`·.¸.·´(¨`·.·´¨)
    ....(¨`·.·´¨)..`·.¸.·´..(¨`·.·´¨)
    ....×`·.¸.´..paz e luz...`·.¸.·´
    (¨`·.·´¨) no coração.(¨`·.·´¨)
    .`·.¸(¨`·.·´¨).......(¨`·.·´¨)
    .....×.`·.¸.·´(¨`·.·´¨)`.¸.·´
    ...× (¨`·.·´¨)`·.¸.·´
    (¨`·.·´¨)¸.·´
    .`·.¸.·´e
    Uma ótima e maravilhosa semana.
    Bjs.
    Dô.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Cátia.
    Como sempre se superando, seu blog realmente é fantático.

    Um grande abraço

    Nice

    ResponderExcluir
  17. Oi Cátia.
    Fiz uma latinha.
    Passe no meu blog e deixe sua "nota",afinal,você foi a professora.
    Abraços
    cintia

    ResponderExcluir
  18. Cátia querida amiga

    Sempre nos surpreendendo com as suas aulas tão bem explicadas, só não aprende quem não quer.Maravilha.
    Tenha uma semana rica de bençãos e produtiva.
    Beijos carinhosos
    Salomé

    ResponderExcluir
  19. OI AMIGA!!

    KI MARAVILHA VC FEZ!!
    OBRIGADA POR DIVIDIR E PARABENS!!
    JA SALVEI PARA UM DIA EU TENTAR FAZER :)
    TENHA UM DIA LINDO KRIDA!!
    SUPER BJO PRA VC

    ResponderExcluir
  20. Olá Cátia, passei prá fazer uma visitinha , ver as novidades lindas e te desejar um excelente final de semana.
    Que ele seja muito abençoado.
    Beijossssssssss
    Márcia

    ResponderExcluir
  21. Parabens por seus trabalhos.Mas gostaria se devo lixar a peça de madeira.Luciana

    ResponderExcluir
  22. Neide de Curitiba : amei as suas latinhas ,queria saber sea goma laca nao fica enrugada quando colar o guardanapo!!! eu uso cola branca .e qual é essa laca acrilica essa eu nao conheço vc poderia me dizer ? meu imail:neidinhado@hotmail.com
    desde já agradeço e continue assim seu trabalho é maravilhoso....um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Ola, vc colocou que passa base acrílica antes de passar a tinta, com essa base tem que lixar? Ou uqnado vc diz base acrílica tá falando em tinta branca?
    Eu fiz minha primeira caixinha.. rs, olha no meu blog www.prasonharmos.blogspot.com
    Beijos, Binha.

    ResponderExcluir
  24. Olá, meu nome é Marcia. Encontrei seu blog por um acaso, mas fiquei realmente emocionada. Parabéns pelo seu talento. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  25. Por acaso conheci seu blog, e acho extraordinario, tem muita informação util, especialmente para os menos experientes neste mundo virtual.Serei visitante regular. Obrigada, por todos estes mimos aos visitantes.Ando a procura de apostilas sobre Arte marroquina, medieval e outras do genero já que são tecnicas lindas, tal vez em proxima visita tenha alguma novidade sobre estas. Abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá, Cátia! Acho lindo o trabalho em Decoupague e estou tentando aprender. Tenho uma dúvida... Neste pap voce não falou sobre lixar a peça e tenho duvidas sobre quantas vezes devo lixar, se é nas 2 demões da base acrilica.. Voce pode informar? Grata. Rita

    ResponderExcluir
  27. Oi Cátia, obrigada pelas dicas e pela visitinha no meu blog, estou começando agora no mundo das artes, e estou c/ uma dúvida, não estou encontrando a Laca acrílica, posso passar o verniz? dáum efeito diferente? qual a diferença entre os dois?
    agradeço muito
    bjs
    Bianca

    ResponderExcluir
  28. Amei a sua instrução sobre pintar latinhas já fiz duas e ficaram lindas.Obrigada pela técnica.Aprendi com a Graça a fazer decoupagem.Meu email é:neiasaloto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Olá Táta! é um prazer conhecer seu blog.. é tudo muito lindo e feito com carinho e capricho!
    vc está de parabens!!
    A caixinha ficou um show.
    Tenha um excelente inicio de semana!
    Vou te indicar na minha página tá?
    em breve colocarei um pap tambem!! depois me visite se puder..

    beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Menina que capricho você tem.Seus trabalhos são maravilhosos.Eu também já fiz algumas caixas com decoupage,esse trabalho é muito gostoso de se fazer.Adoro visitá-la.Beijos .Edil pontes.

    ResponderExcluir
  32. Oi, adoro visitar se blog.O sentimento que tenho em relação aos seus trabalhos é que são feitos com capricho, amor e carinho.Eu faço decoupage também ,adoro ,é uma distração para mim.Legal.Beijos .Edil Pontes.Você ja viu no meu blog a história do meu vizinho novo?

    ResponderExcluir
  33. Oi Tata, foi um prazer conhecer seu blog, adorei a apostila muito legal seu trabalho, eu tenho duvida em relação a passar o verniz? eu acho q ele fica muito grosso, ele laca que vc fala não é o verniz ? Se vc puder me ajudar ficarei grata.

    Beijos...
    Denise
    e-mail: ale_alanizz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. oi Cátia seu blog é 10 e sua paciência e disposição em dividir suas experiências então é1000.
    Sou de Goiânia Goiás, estou me aventurando na Decoupage, tenho umas dúvidas, porque em algumas revcistas falam em molhar as figuras do guardanapo antes de colar????? Se puder me responder meu e-mail é: mamu04maia@hotmail.com
    Vou adicionar vc no orkut oK??

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigada. É que como não tenho muito tempo, acaba eu não achando tudo que preciso.
    Valeu!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  36. Oi voltei, agora é vicio mais uma vez parabéns...Tenho uma pergunta queria fazer um porta guardanapo mas as laterais e dentro queria deixar a cor natural o q vc acha? E o q devo passar entao na madeira, to meio perdida pq nunca fiz nada d decopagem to aprendendo com vcs. Meu email ceciliabrocal@hotmail.com se puder me responder obrigado

    ResponderExcluir
  37. Oi Cátia, encontrei em um blog a Receita de Termolina: 2 medidas de cola branca, l medida de água, l/2 medida de álcool (Blog da Mila Viegas), talvez possa interessar para alguém. Um abraço.

    ResponderExcluir
  38. Oi Cátia, muito lindo os seus trabalhos. Adorei seu blog. Uma pergunta qual a marca da laca acrílica que vc usa para decoupage em madeira (mdf). Não achei este produto no site da acrilex e na minha cidade nunca ouviram falar nela.
    De novo meus parabéns pelos seus trabalhos.
    Segue meu e-mail para resposta.
    denise060203@yahoo.com.br
    Obrigada.
    Denise Valle

    ResponderExcluir
  39. OI CÁTIA!
    ESTOU ENCANTADA COM SUA ATITUDE DE ENSINAR TUDO DIREITINHO. EU ESTOU COMEÇANDO AGORA COM DECOUPAGE,NÃO FIZ CURSO SÓ FICO VENDO EM REVISTA, OU INTERNET.ADOREI SEU BLOG.E DESEJO QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE.AGRADEÇO POR DIVIDIR CONOSCO.
    CHEIROS

    ResponderExcluir
  40. Oi Cátia!

    Amei o seu blog!!!
    Já colocquei nos meus favoritos, adoro artesanato e estou começando na vida da Decoupage!!!
    Adorei as dicas!

    Bjinhus
    Cris

    Ahhh meu e-mail krikamarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá Káti!Adorei a apostila de decoupage em mdf, fiquei tao encantada que resolvieu mesma tentar fazer os enfeites de mesa do aniversário da minha filhinha que será do tema da pucca.Conto com sua ajuda ...rss!!!beijinhos.como te add no orkut??nao achei..

    ResponderExcluir
  42. Oie, amei sua caixa, ficou linda mesmo!!! estou começando agora com decoupage... faço ponto cruz e tenho um blog tbm, Gostaria de saber se pode ser usado glitter p/ decoupage e como se usa!

    Bjos e sucesso

    ResponderExcluir
  43. Oi, Cátia suas novidades cada vez me surpreende mais parabéns pelos trabalhos. Gostaria que me tirasse um dúvida, minhas caixinhas estão ficando rachadas na parte interna nos cantos help!!!
    mamu04maia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá Cátia, estou me aventurando na arte da decoupage há um pouco mais de uma semana... me atrevi a tentar fazer as caixinhas só com as dicas que encontrei na internet, inclusive no seu blog (muito legal vc compartilhar seu conhecimento). Estou aqui para agradecer e tb pedir um help: como deixo a parte interna das caixinhas bonitinha e bem acabada como por fora? Meu e-mail é: iliana.silveira@gmail.com
    Tenho certeza q me responderá.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Priscilla de Castro30/09/2008 07:20:00

    Amei seu blog, tá de parabéns, sempre dou uma passadinha por aqui!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Oi Cátia. Adorei seu blog. Tô me aventurando por aí mas bem aprendiz mesmo !!! Será que vc me tira uma dúvida ??? A minha decoupage sempre enruga. Por que ?? Será o tipo de cola ??? Usei cola escolar !!! Obrigada pela ajuda e já vou te linkar tá ?!
    Beijim

    ResponderExcluir
  47. Esqueci de deixar o email se não conseguir entrar no meu blog. marciadacostatrigueiro@hotmail.com
    simplesmenteaprendiz.blogspot.com
    beijim

    ResponderExcluir
  48. OI Katia
    Estou apaixonada pelos seus trabalhos. Há muito, vinha procurando essas informações pra começar e o seu blog diz tudo! É fantástico.
    Só me tire uma dúvida de principiante...parece que o mesmo material que eu uso pra metal (latinhas ) eu uso pra mdf. Como por exemplo veniz, tinta pva, goma laca...é tudo igual? O que é diferente de material em cada técnica?
    Aguardo ansiosamente sua reposta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde Catia, olha adorei seu blog, fiquei a manhã toda apreciando sua arte e sua boa vontade em passar o que sabe para nós. Eu comecewi a pouco tmepo a fazer artesanato em madeira, coisas simples e gostaria de tirar uma dúvida, quando você leva para imprimir no papel couche para deoupage, você ja compra a folha ou normalmente nesse lugares eles ja tem esse tipo de papel para impressão? E onde posso achar esse tipo de papel??

    Muito obrigada, sei que vôcê tem muitas perguntas a responder, mas aguardarei um retorno seu querida...

    Parabéns pela sua arte.

    Um grande abraço

    Vanessa

    Meu e-mail:
    vanessa_nbv@yahoo.com.br


    :)

    ResponderExcluir
  50. oi amiga adorei o seu blog são tão poucas as pessoas que tem iniciativa de ajudar uns aos outros e vc está de parabens, tudo feito com cuidado nos minimos detalhes,parabens e um grande bjo

    ResponderExcluir
  51. oiiii...

    td bem ? parabéns pelo seus trabalhos são mto lindos!!

    então estou começando com decoupage em madeira mais eu queria saber se posso seguir seus procedimentos mais no lugar da figura colocar uma fotu???
    meu email é sandycaroline34@hotmail.com

    bjus e mto obrigada...

    ResponderExcluir
  52. BOM DIA CATIA!
    tenho uma duvidinha, qual a diferença entre a laca acrilica e o verniz acrilico brilhante? eu uso o verniz, mas a peça fica grudando. É normal?
    Obrigada pelas dicas.
    Aguardo seu retorno.
    juzinhajcf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Oieee!!!!!
    Seus trabalhos são muito lindos!!!
    Venho no site todo dia para me inspirar. Me tira uma dúvida?!?!? Qual pincel vc usa para passar a laca acrílica nas sua peças??? Passa uma vez só???
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  54. Olá Catia,
    Moro em Brasilia e estou começando a fazer decoupage... queria saber se posso usar adesivos? e tb papel de presente?
    Estou precisando de umas dicas...
    Meu e-mail é leonorarsm@gmail.com
    obrigada
    vou te procurar no orkut...bjos

    ResponderExcluir
  55. Oi Catia,
    To começando agora esse vício que é o artesanato; e visito diariamente seu blog para me inspirar...Acho tudo muito lindo, bem feito e bem explicado...
    Queria uma ajudinha; quando pinto as caixinhas de mdf esta ficando as marcas do pincel...fica manchado sabe?? já experimentei passar o rolinho como tu ensinou; mas não adiantou...o que posso fazer para não ficar marcado assim??
    Bjs, Kellen - Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  56. Olá!!!
    como vai?
    vc é de Goiânia?
    aonde compro so guardanapos p decoupage?
    estou começando agora, então estou perdidinha!!!!
    me ajude!!!!
    juliana.cris.amaral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Oi, Cátia
    seu blog é maravilhoso, minha filha esta fazendo 15 anos, gostaria de fazer caixinhas de mdf com foto, o que você indicaria para finalizar a lateral da foto? bj no coração. Cristina
    rosa4741@terra.com.br

    ResponderExcluir
  58. Josiane Laska06/05/2009 00:12:00

    Olá!!! Sou iniciante no ramo do artesanato...Era tudo que eu estava precisando...Tenho 26 anos, casada, tenho 2 meninas e sou dona de casa. Minha vida já estava ficando sem graça até que vi um video no youtube...Foi amor a primeira vista eheheh...Bem fuxica daki e dali eu t achei...Já entrei no teu blog sabe Deus qnts vezes e cada vez q entro fico mais encantadaaaa!!! Algumas pessoas não gostam de compartilhar as coisas...Você é iluminada...Saiba q teu blog com certeza ajuda muitas pessoas como eu...É tudo tão explicado que só de ler já fiz caixas com craquele e decoupagem e ficaram bem bonitas modesta parte mas qnd a professora (hehehe)é como vc tudo fica fácil. Sou sua mais nova fã.
    Se o seu blog fosse um programa da tv com certeza o bordão seria esse:
    Tinta PVA para artesanato:2,90
    Multcolage: 4,80
    Blog da Tatá: Não tem preço!!!
    Beijos
    jo_sapekinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Olá Cátia
    Estou de acordo com a Josiane, vc é especial e iluminada. Era disso mesmo que eu falava sobre"finalizar a lateral da caixa" adorei sua sugestão... bjocas
    Cristina

    ResponderExcluir
  60. Obrigada pelo passo a passo do trabalho.
    Dá mto jeito e estamos sempre a aprender.
    Mais uma vez obrigada.
    Bjks
    Manu

    ResponderExcluir
  61. essa tecnica do rolinho serve para o vidro e para a latinha tmb?

    ResponderExcluir
  62. Estela Duarte03/06/2009 15:37:00

    Oi tatá! Adorei a Apostila Decoupage em Madeira, comprei o material hoje e vou fazer minha primeira caixinha; estou mto animada, tomara que eu consiga fazer né? Bjs!

    Estela (esteladuarte@gmail.com)

    ResponderExcluir
  63. Oi Táta! Li toda a sua apostila de decoupage em madeira, to tentando fazer aqui.. uma dúvida: não precisa lixar a peça? Bjs!

    ResponderExcluir
  64. Olá, minha filha vai fazer 1 aninho, e quero fazer dècoupage em caixinhas de MDF, agradeço pelo seu blog que é bem explicadinho, mas tenho umas dúvidas... eu preciso lixar as peças antes??
    Obrigado!! Bjs

    Vc tem orkut??

    ResponderExcluir
  65. Oi, tudo bem? descobri seu blog e adorei. mas tenho tantas duvidas...
    qual a diferença entre usar a tinta PVA, da acrilica e outras tintas no mercado? é porque me informaram que a PVA é dificil de se trabalhar e o trabalho fica fosco.também nao estou conseguindo encontrar a laca acrilica. esta pode ser substituida por outra ou outro produto? tentaram me vender a goma laca como a laca, tem diferenças?
    me ajude com estas duvidas e dicas, meu e-mail... rabelo_patricia@yahoo.com.br; rabelo_paty@hotmail.com
    obrigada.

    bjs

    ResponderExcluir
  66. Oi, tudo bem? descobri seu blog e adorei. mas tenho tantas duvidas...
    qual a diferença entre usar a tinta PVA, da acrilica e outras tintas no mercado? é porque me informaram que a PVA é dificil de se trabalhar e o trabalho fica fosco.também nao estou conseguindo encontrar a laca acrilica. esta pode ser substituida por outra ou outro produto? tentaram me vender a goma laca como a laca, tem diferenças?
    me ajude com estas duvidas e dicas, meu e-mail... rabelo_patricia@yahoo.com.br; rabelo_paty@hotmail.com
    obrigada.

    bjs

    ResponderExcluir
  67. Oi Catia, tudo bem?
    Eu gosto muito de artesanato, e mem encantei com a decoupage, aqui onde eu moro é um curso muito caro, sem contar no material que tb tem um custo alto. Mas ao ver o seu site me empolguei, vou tentar fazer sozinha e com a suas dicas creio que dará certo. Muito obrigada e que DEUs abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  68. OI...estou fazendo decoupáge em madeira e gostaria de saber se a goma laca é o mesmo que a laca acrílica....eu posso usar goma laca???
    Meu email é le_garcia76@hotmail.com
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  69. Olá,

    Gostaria de fazer a decoupage em um banquinho de madeira, para apoiar copos, guarnições de aperitivos, garrafas etc. Qual é o material q devo utilizar para finalizar o acabamento, para q dure? Fica ruim se eu sobrepor os desenhos? eu queria fazer o banquinho com carros ou com fotos de amigos(ainda n decidi) e não sei se devo fazer uma montagem no computador e imprimie uma só folha ou montar direto no banquinho, sobrepondo as figuras...

    Nunca fiz decoupage e se vc puder me dar algumas dicas... =)

    Obrigada!!
    bjos
    Adriana
    adriana_sistinfo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  70. Adorei suas dicas e seu blog.
    Vou tentar este fim de semana.
    ericavital@barbacena.com.br
    http://ateliedasamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  71. Oiiie cátia...
    adoreiii conhecer o seu blogger
    tudo muito lindo e bem explicado
    eu só fikeii com uma dúvida
    eu posso pegar uma imagem de decoupage e imprimir na impressora
    com a folha sulfite ??entre em contato comigo se for possivel
    karolinduxa_52@hotmail.com
    desde já obrigadaa
    bjoss

    ResponderExcluir
  72. Olá. Adorei seu blogg.
    Estou tentando montar um pra mim, será que pode me dar umas dicas?
    Ah somos vizinhas, moramos na mesma cidade.
    Aguardo sua resposta.Espero poder contar com você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  73. Oi querida, adorei seus trabalhos, sao realmente lindos. Mas gostaria de dizer o qto o site está incrivel e o qto vc é uma pessoa generosa,pois passa tudo bem explicadinho para todos.
    Vc mostra ser um ser humano maravilhoso.
    Parabens!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  74. ola querida,boa noite.
    adorei o seu blog. Tenho uma peça grande em madeira e gostaria de renova-la aplicando decoupage, mas a peça esta envernizada,gostaria de saber se posso aplicar por cima do verniz?
    agradeço se entrar em cantato comigo...bjs
    meu msn e teka_mdo06@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. ADOREI SEU BLOG . E QUERO DA OS PARABENS PELO TRABALHO DE VCS. EU MORO NO INTERIOR DE MG NA CIDADE DE UBA. GOSTARIA DE SABE COMO FAÇO PRA VE COMO E FEITO A GARRAFA LUSTRE . POIS NAO CONCEQUI ACHA . EU SO VI A LISTA DE MATERIAL. E LINDO O LUSTRE . PODERIA MIM PASSA COMO FAÇO PRA VE A RECEITA. DESDE JA AGRADEÇO. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  76. Gostei muito do seu blog e principalmente por ser tão generosa em ensinar.Ainda sou principiante,estou apanhando muito mas um dia chego lá,rs!
    Nada como um passo a passo para quem ainda não tem o domínio.Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Catia, meeu nome e Suely hoje na procura por passos a passos de decoupache em madeira encontrei seu lindo blog, acheiiii um maximo sua ideia de passo a passo pq tem pessos que sabem mas não gosta de ajudar quem quer aprende... né verdade mas sua atitude mostrou que vc e uma pessoa de um ótimo coração e que ñ pensa só em vc mesmo seria muitoooo bom se todos pensase assim como vc, nossa mas com sua dicas acho que agoar minha caixinha sai perfeita :) da primeiras vezes que tentei fazer estava pintando com um pincel que parecia mas aquele pincel de esmalte rsrs saiu tudo uma droga mal pintado um lado mas escuro outro mas claro e ficou cheio de bola para falar a verdade ficou horrivellll agora com sua dica do rolinho vai ficar lindooo assim espero rsrs muitoooo obrigado adoreiiii seu blog agora ñ saio mas daqui bjssssss

    ResponderExcluir
  78. Oi Tudo bem?Meu nome é Carla e Parabéns!
    Estou aprendendo decoupage especialmente com o seu blog,gostaria de lhe fazer uma pergunta...
    Pq quando eu finalizo a peça e passo a goma laca ela fica grudando em tudo e chega até a arrancar a tinta?
    Aguardo sua resposta,ansiosa...meu e-mail é carlabosi@hotmail.com
    Se tiver alguma dica fico muito agradecida!

    ResponderExcluir
  79. Olá,amei o carinho que você tem com suas peças.São lindas!!!!!
    Gostaria de fazer nichos para toalhas no banheiro,qual produto posso usar para finalizar que não deixe mofar ou ficar umida?
    Obgado desde já...Bjos Nadia
    Meu email é nadianenem@ig.com.br

    ResponderExcluir
  80. Olá ! tudo bem?
    Com o seu PAP que explica tudo muito bem, eu fiz ontem o meu primeiro quadrinho em mdf, na próxima semana vou fazer 1 caixinha, mas como eu estou começando a fazer esse tipo de trabalho, eu fiquei com dúvida na hora de passar a goma laca, pois esta ficando com a marca do pincel, dae queria saber se dá pra passar o rolinho para ficar uniforme? será que dá certo?

    Aqui está o end do meu blog (http://meninastravessas10.blogspot.com/2010/01/divino-espirito-santo.html) onde coloquei o posto do quadrinho e é claro coloquei seus créditos e um link que direcionam para o seu post onde explica como pinat em mdf.

    meu e-mai: meninastravessas.10@gmail.com

    beijos e obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  81. Oi Cátia, adorei suas apostilas principalmente a decoupage em madeira.É bom poder aprender com você, obrigada por dividir bjsssssssss roberta duque de caxias RJ. orkut mariacarolina04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Olá Cátia, estou muito feliz por existir pessoas como você que não se importa em trocar informações, passando o que sabe... meus parabens para ti! Estou começando com Dècoupage agora, e fiquei muito feliz por encontrar seu blog, espero trocar muitas "figurinhas" contigo, e assim que fizer meu primeiro trabalho, se quiser, mando uma foto para mostrar como ficou!
    Namastê
    Cláudia
    cacau28rp@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. Olá!!! Sou iniciante no ramo do artesanato... Tenho muitas dúvidas. Em relação aos pincéis, qual o número para usar a base acrílioca? e para usar a tinta? e para o verniz? Quero fazer umas cxs de mdf para minhas sobrinhas e minhas netas. Aguardo uma resposta. Parabéns pelo seu trabalho. Amei.
    Meu nome é: Sônia
    Meu e-mail: sony.mreis@bol.com.br

    ResponderExcluir
  84. Olá Tata..me tire uma duvida quando pinto peças de mdf, uso esmalte sintetico a base de água, passo primeiro com o pincel depois o rolinho para ficar lisinho, mas a tinta esta fazendo uns grumos no rolinho e quando passo na peça fica feio,,Você pode me dizer porque isso esta acontecendo, pode ser o rolinho que eu estou usando ? Agradeço... Abraço grande

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinta-se em casa. bjokas, Cátia Cecília